January 16, 2009

A intemporalidade da guerra


Para mim este painel é o que melhor exprime a agonia, a dor, a catastrofe, o horror da guerra.
Não importa onde nem quando. É assim, aliás, pior.


Temos os videos no YouTube, temos as fotos premiadas no World Press Photo, temos um vasto número de publicações e imagens, relatos e confissões, filmes e milhares de tomos sobre o assunto.

Felizmente nunca tive, nem espero vir a ter, o saber de experiência feito.

Mas esta obra arrepia-me, transporta a minha imaginação para onde eu não quero estar e altera o meu bater cardíaco num ápice.

Conversa.
Não passa isto de conversa.

Porque razão a guerra? Porque é que o diálogo não chega?
Porque é que se matam sempre inocentes, de ambos os lados em ambas as frentes?

Porque no dia-a-dia é assim. As pessoas andam sempre em guerrinhas uns com os outros, invejas uns dos outros,...

Basta um dia mais dificil, mais cansativo.
Há pouca paciência para os parentes, para os filhos, para os vizinhos, para um qualquer outrem que nos passe à frente numa fila, que nos empurre sem pedir licença ou sequer desculpa, que nos engane com o peso das maças na balança, etc, etc
Tudo serve para acumular e depois explodir. Tudo à sua escala.

Dialogo e compreensão, é o que falta.
Existe o Guernica, mas pouca gente se lembra dele.

Pena!

No comments:

Post a Comment