December 16, 2009

TOQUIO 2009






"O prometido é devido" e assim foi, cumprido.

Uma semana a respirar civismo, educação, higiene, tecnologia avançada, deliciosa gastronomia, lindíssimos templos, impecável organização onde tudo funciona e a horas, modernismo e cultura.

Do chá, da disciplina, do respeito pelo próximo, dos belos jardins, da correcta postura (excepto o andar das japonesas), das técnicas de relaxamento nos transportes públicos, do bem-estar espiritual e ocular.

De como se expõe num museu, de como se recebe, de como se vende, de como se anda no metro em hora de ponta, de como se come com pauzinhos, de como se circula na rua, de como não se fuma na rua, de como se vive no meio de 12milhões de outros iguais.

Fiquei num modesto hotel, barato, limpo e calmo. Os canais de TV eram em japonês e por muito que me esforçasse não havia maneira de chegar a saber da Europa. Com a net a 10minutos por euro, o tempo era para mandar notícias à família e pouco mais.

Cheguei de Tóquio para ver o tão falado quase fracasso da cimeira de Copenhaga, da proposta que o governo português vai apresentar relativamente ao casamento homosexual, da estreia do "AVATAR", do aumento do número de vítimas de violência doméstica em relação aos anos anteriores, do Berlusconi a levar uma murraça nos dentes, do novo kit solar português para os campos de refugiados, da morte desse grande Nobel da Economia Sr Samuelson, da corrupção comprovada de alguns Prefeitos no Brasil (fosse só lá), de pessoas que ainda teimam em atravessar as linhas do comboio, da cegueira irreversível dos doentes do Hosp. Santa Maria e da má época que o meu Sporting anda a fazer.

Mais ganas de voltar ao modesto hotel, barato, limpo e calmo!

No comments:

Post a Comment